Vinhos Peruanos
0
0
0
Se eu perguntasse quais são os países na América Latina que produzem vinhos, certamente as respostas seriam Argentina, Chile e Uruguai. Outros ainda lembrariam do nosso Brasil! Talvez uma pequena minoria se lembre do México, mas com certeza ninguém falaria Bolívia e Peru.
Por isso resolvemos falar hoje sobre a vitivinicultura peruana lembrando que o país é conhecido pelo pisco sua bebida e destilado mais popular, produzido principalmente a partir de uvas de variedades americanas ou híbridas. É comum que as bodegas de pisco também produzam vinhos (doces e secos) com essas uvas.
O Peru cultiva vinho há séculos e é uma fonte de orgulho nacional. Quando os espanhóis chegaram ao país, trouxeram uvas com eles, tornando o Peru o primeiro país da América do Sul a ter uma vinha. A partir da metade final do século passado, algumas tradicionais bodegas de pisco investiram também em plantios de Vitis vinifera, principalmente de variedades francesas, para produção de vinhos finos, gerando a vitivinicultura que existe atualmente no Peru.

As castas que se encontram no Peru são: Albillo, Alicante Bouschet, Barbera, Cabernet Sauvignon, Grenache, Malbec, Moscatel, Sauvignon Blanc e Torrontés. À medida que o Peru começa a desfrutar de um aumento na produção e qualidade de seus vinhos, o país também cresce no cenário mundial.
Existem 5 regiões vinícolas diferentes no país, mas Ica é a capital da viticultura peruana, onde se encontram os vinhedos que produzem os melhores vinhos. O clima desértico de Ica é diferente de qualquer outra região vinícola do mundo: as dunas reinam supremas, o que não é exatamente o que vem à mente quando você pensa em um clima ideal para a produção de vinho. É devido a essas condições únicas que os vinhos peruanos têm um sabor doce distinto. O Peru tem a mesma altitude e influência do oceano que o Chile, praticamente não tem geadas e em muitas partes é desértico e seco tendo grande potencial vinícola.

Degustamos recentemente dois vinhos Peruanos: um Cabernet Sauvignon 2017, ao qual atribuímos nota Boas Taças 8.3/10, e um Syrah 2016, ao qual atribuímos nota Boas Taças 8.6/10, ambos com rótulo Vittoria da Vinícola Tabernero de Ica. Sem dúvidas ótimas pontuações e experiência para um país pouco conhecido no mundo vitivinícola!
Confira nossas redes sociais: