Por Claudio Bastos | 02/06/2023 ás 09h00 | Atualizado 05/04/2024 ás 04h21

2min de leitura

Vinhos Mexicanos

Vinhos Mexicanos

Depois de falar tanto dos novos horizontes do vinho na América do Sul, não poderíamos deixar de falar dos vinhos mexicanos, para completar nossa “viagem” pela América Latina!

A vitivinicultura mexicana que se estabeleceu no século 15, e hoje tem mais de 1500 rótulos, levou dois grandes golpes: o primeiro, em 1699, quando a produção de vinhos foi proibida por ordem da Espanha, por meio de um ato protecionista que atingiu todas as colônias, e, mais tarde, quando a região foi atingida pela filoxera, o que fez com que apenas alguns hectares de vinhedos chegassem intactos ao começo do século XX.

A indústria só foi retomada recentemente, já nos anos 1960. Desde então os vinhos mexicanos vem evoluindo muito apesar de que, assim como na Bolívia e Peru, boa parte dos vinhedos é para produzir destilados de uva.

Cultivando 19 castas, o país tem na região do Valle do Guadalupe, no estado da Baja Califórnia, sua maior e melhor produção. Os ventos do Oceano Pacífico no Valle que fica a 20 km do mar garantem uma amplitude térmica perfeita. Outros terroir do país estão em Querétaro, região também de queijos, em Coahuila, onde se encontra a vinícola mais antiga do continente americano - Casa Madero, e também em Sonora, Durango, Aguascalientes e Zacatecas. Além da Casa Madero (1597 - Hacienda San Lorenzo) , as vinícolas pioneiras foram L.A. Cetto (1934), Cuna de Tierra (1989) e La Redonda (1975).

Apesar de termos uma crítica aos muitos concursos de vinhos que existem por aí, vale destacar que no “Concours International Des Cabernets” realizado na França e onde os vinhos são provados às cegas por 11 sommeliers da União de Sommeliers Franceses (UDSF) o vencedor em 2020 foi o “Don Leo Gran Reserva 2013”, da mexicana Viñedos Don Leo.

Desde 2016 degustamos 7 vinhos Mexicanos com destaque para o Tinto 2016 da Mariatinto o qual avaliei pelo índice Boas Taças 9.1/10. Viva Mexico!!!!

Confira nossas redes sociais:

Instagram @ Boas Taças

Linkedin Boas Taças



Deixe seu comentário