Rolhas que Dão Folhas
0
0
0
Olhem que projeto legal que seguimos há muito tempo!
Implementado em 2008, o Green Cork é um projeto da Quercus de coleta de rolhas de cortiça para reciclagem. A Quercus é uma Organização Não Governamental de Ambiente (ONGA) portuguesa fundada em 31 de outubro de 1985, independente, apartidária, de âmbito nacional, sem fins lucrativos e constituída por cidadãos que se juntaram em torno dos mesmos interesses: Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais, Defesa do Ambiente em geral, e desenvolvimento sustentado.
O projeto é desenvolvido em parceria com empresas, escolas, escoteiros, municípios, empresas de coleta de resíduos, adegas, produtores de vinho e outras entidades. Tem por objetivo principal recolher rolhas e financiar a plantação de árvores nativas, funcionando em ciclo: da árvore vem a cortiça, a reciclagem dá novos usos à cortiça que antes estava na rolha, e ainda permite que se plantem novas árvores.

O que vem da natureza volta à natureza. Através das verbas que a Quercus recebeu pela entrega para reciclagem de cerca de 98 milhões de rolhas de cortiça, já foram plantadas cerca de 1 milhão e 225 mil árvores (dados de 28/04/2023).
Colaborar com a Quercus e participar no Green Cork é simples, é só guardar as rolhas de cortiça e entregá-las num dos pontos de entrega do projeto.

2012 foi o ano em que se recolheram mais rolhas de cortiça em Portugal, mas mesmo assim, num mercado onde entram cerca de 320 milhões de rolhas por ano, o Green Cork não atingiu 6% de recolha dessas rolhas.
Se 6% parece pouco, na realidade é muito. No ano 2013, o Green Cork foi honrado pela União Europeia como um dos melhores projetos de combate às alterações climáticas no âmbito no concurso ‘Um Mundo que me Agrada.”
Pena que o projeto não chega aqui no nosso Brasil!
Quer saber mais? Digita: http://www.greencork.org/o-projecto/
Confira nossas redes sociais: