Os Impactos da Inteligência Artificial no Setor de Multimídia e Entretenimento
1
0
0
O uso de Inteligência Artificial (IA) está cada vez mais presente em séries e filmes. Não só na realização de efeitos especiais, como também na criação de roteiros e geração de imagens.
Dentre as principais discussões estão: direito de uso de imagem, substituição por IA e precarização nas relações de trabalho.
O ator Samuel L. Jackson não assina contratos que usam sua imagem em perpetuidade por estúdios e a cantora Madonna incluiu em seu testamento uma cláusula que impede o uso de hologramas e recriação de sua imagem por meio de inteligência artificial após sua morte.
Hipoteticamente, em um dia de filmagem, um estúdio poderá capturar imagens e vozes de todos os atores, que poderão ser utilizados no filme inteiro, mediante simples replicação de suas vozes, rostos, gestos e movimentos, sem precisar que eles estejam sendo filmados. Serão coletadas as “matrizes”, e a IA se incumbirá de desenrolar e produzir todas as cenas do filme, utilizando-se simplesmente das imagens captadas e armazenadas no banco de dados, onde estarão guardadas as “matérias primas” de cada um dos atores.
Por isso, levanta-se o questionamento ético e jurídico do uso da imagem dos indivíduos, durante e após a vida. Recentemente, tivemos um comercial produzido pela Volkswagen que utilizou as “matrizes” de Elis Regina através de AI, onde ela aparece ao lado de sua filha, Maria Rita, cantando a canção “Como Nossos Pais”. Mesmo com o uso legal da imagem de Elis Regina, uma vez que foi coletado o consentimento dos sucessores, há uma polêmica no ar se este ato seria uma afronta à imagem da artista, uma vez que ela não teria escolhido voluntariamente participar de uma campanha publicitária após a sua morte. Não porque ela se negou a isso! Mas simplesmente porque na época em que morreu (1982), esse tipo de discussão ainda não existia.
Outros dirão que esse uso é benéfico, pois será possível perpetuar a imagem do artista eternamente, mantendo o seu legado ao infinito.
Enfim. São dilemas e fatos que não podemos ignorar. E tenha certeza que a nossa profissão, qualquer que seja, sofrerá o impacto da IA. O copo pode estar meio cheio ou meio vazio, dependendo do seu ponto de vista. Mas, quando o impacto chegar, você estará preparado?