Onde deve ficar a estrutura de Compras?
Algumas empresas que operam no Brasil possuem em sua estrutura um executivo (C-Level) cuja competência nativa é Procurement e/ou Supply Chain. Estamos falando do CPO.
Porém esta estrutura nem sempre é encontrada e também não é consenso a necessidade em se ter este executivo nas estruturas de boa parte das empresas. Por esta razão, em alguns casos os profissionais de Compras acabam se reportando e um CFO, dentro da estrutura de Finanças, ou para outras áreas tais como Engenharia, Manufatura, Administrativo, dentre outras.
Será que o perfil do profissional de Compras deve mudar em função da área ao qual ele está associado hierarquicamente?
E quanto as metas e os entregáveis? Será que eles também são diferentes em função da estrutura?
Ah sim, e quanto ao perfil da liderança? Temos também mudanças em função das diferentes estruturas possíveis onde Compras pode estar conectada?
Tudo isso foi discutido em nosso episódio 15 do Papo de Comprador; "Visão do CPO e do CFO sobre Compras".
Neste #TBTdoPapo trouxemos 3 grandes executivos para este debate. Leonardo Ailleo, Diretor executivo BCP Energy; Alessandra Sagatelli, Controllership Director LatAm na Natura &Co e Claudio Bello, Diretor de Compras e Supply Chain na General Motors.
Em uma conversa super divertida e recheada de bons cases e histórias discutimos qual o perfil de Compras é mais valorizado dependendo da estrutura de reporte.
E olhe que temos diferenças sim viu!
Então fica aqui a dica para assistir um conteúdo pouco falado, porém de muita importância para a carreira do profissional de Compras.

Procurement Club
Think Tank of Procurement