Por Open Doors | 26/11/2024 ás 08h48 | Atualizado 26/11/2024 ás 08h48

4min de leitura

Employee Branding

Employee Branding

Tanto se fala sobre tecnologia, mas como já tratamos anteriormente nessa coluna, o ser humano sempre terá um papel fundamental nos resultados de qualquer empresa. Por isso, a busca por formas de viabilizar a atração, retenção e desenvolvimento de capital humano, de forma cada vez mais individualizada, deve ser uma das principais estratégias de qualquer organização que pretenda manter-se na liderança agora e sempre. Em função de seu caráter estratégico, esse é um tema que transcende a área de RH e deve ser observado por toda a gestão da empresa, independente da área.

Nesse contexto, a pergunta que se coloca é: De que forma a sua empresa é capaz de garantir que os melhores talentos trabalhem engajados e desempenhem em sua plenitude todos os dias? Como não poderia ser diferente, mais uma vez, as resposta passa por inovação. Desta forma, vamos conhecer algumas práticas e soluções de inovação que podem fazer a diferença na construção sustentável e rentável da uma Marca Empregadora forte para sua empresa.

Quando falamos de pessoas, tudo começa pelo processo seletivo, por isso muitas empresas tem dado tanta atenção para a chamada jornada do candidato. Quando os candidatos têm uma experiência positiva, independentemente de serem contratados ou não, eles tendem a compartilhar suas impressões com outros. Isso pode acontecer por meio de comentários nas redes sociais, feedbacks em plataformas de emprego, ou até mesmo conversas informais com amigos. Uma empresa que é reconhecida por tratar bem seus candidatos, ser transparente no processo e fornecer um feedback construtivo, certamente alavanca sua imagem de forma positiva no mercado. Isso porque a jornada do candidato é um reflexo direto da cultura da empresa. Se o processo seletivo for transparente, respeitoso e bem estruturado, ele transmite a imagem de que a empresa valoriza a comunicação clara, o respeito pelo tempo e esforço dos profissionais, assim como a equidade de tratamento. Uma boa experiência durante o processo seletivo cria um vínculo emocional entre o candidato e a marca da empresa. Mesmo que o candidato não seja contratado, ele tende a lembrar da experiência de forma positiva e pode se tornar um defensor da marca, recomendando a empresa para outras pessoas. Já para quem é contratado, uma boa experiência no processo seletivo, conduz a uma melhor transição de entrada, acolhimento e engajado do profissional, o que gera futuramente melhores índices de retenção de talentos. Hoje, ferramentas de ponta de Recrutamento e Seleção tem tido cada vez mais essa preocupação, unido Inteligência Artificial e excelência na jornada do candidato, são capazes de revolucionar o processo de aquisição de talentos, contribuindo para o fortalecimento da Marca Empregadora, aumentando a efetividade do processo seletivo e reduzindo substancialmente custos para o RH.

Mas o processo de avaliação do profissional não termina quando ele é contratado, ele perdura durante a na chamada Jornada do Colaborador. Atualmente ferramentas de análise de perfis e desempenho tem um impacto significativo no desenvolvimento dos funcionários e consequentemente na construção de uma marca empregadora de sucesso. Ao analisar e gerenciar dados comparáveis e históricos sobre competências, comportamentos e progressos dos colaboradores, as organizações promovem um desenvolvimento mais personalizado e eficaz, oferecendo reconhecimento justo e criando uma cultura organizacional alinhada com seus valores. Isso não só melhora a experiência do colaborador, mas também fortalece a marca empregadora, tornando as empresas mais atrativas para novos talentos e consolidando a imagem de um lugar onde seus colaboradores têm a oportunidade de crescer, se desenvolver e prosperar. A análise de desempenho e perfis ajuda a identificar pontos fortes e áreas de melhoria de cada colaborador de forma contínua e bastante individualizada, permitindo que a empresa crie planos de desenvolvimento personalizados. Isso facilita o crescimento do profissional e acelera o aprimoramento de suas competências, alinhando aspirações de cada um com as necessidades das organizações. A análise de perfis também ajuda a avaliar o alinhamento cultural dos colaboradores com a empresa. Funcionários que compartilham dos mesmos valores das organizações em que trabalham tendem a ser mais engajados, produtivos e satisfeitos no trabalho, com reflexo positivo na imagem da empresa. A análise de desempenho permite ainda identificar lacunas comparativas de habilidades e conhecimentos entre os funcionários. Com base nessas informações, a empresa pode implementar programas de desenvolvimento que ajudem os funcionários a colaborarem entre si. Da mesma forma, as avaliações sistematizadas podem ser uma excelente ferramenta para reconhecer e recompensar os colaboradores de forma justa, tempestiva e meritocrática, através de metodologia padronizada e sem vieses. A análise de perfis pode, por fim, ajudar a identificar e promover a diversidade e inclusão dentro da organização. Ao entender os diferentes perfis e talentos da equipe, a empresa pode criar políticas mais inclusivas e melhorar a experiência de todos os colaboradores.

Ferramentas de seleção criteriosas e soluções que viabilizem a avaliação contínua e detalhada de colaboradores, ao longo de sua jornada dentro da empresa, refletem a importância que as pessoas têm dentro das organizações. Mas para a construção de uma Marca Empregadora de sucesso não basta apenas um cuidado com o desenvolvimento das pessoas, é necessário também proporcionar uma jornada de recompensas, mas esse já tema para tratarmos em nossa próxima publicação!

Quer saber mais? Vamos conversar!

contato@opendoors.net.br



Deixe seu comentário