Por Open Doors | 24/04/2025 ás 09h00 | Atualizado 09/05/2025 ás 01h49

5min de leitura

Desvendando o potencial humano

Desvendando o potencial humano

No cenário corporativo atual, caracterizado por rápidas transformações tecnológicas, alta competitividade e exigências crescentes por parte dos mercados, consumidores e governos, as empresas enfrentam o desafio constante de manter equipes qualificadas, engajadas e, principalmente, saudáveis. Nesse contexto, a avaliação contínua do perfil e desempenho dos colaboradores não é apenas uma prática recomendável, como se tornou uma necessidade estratégica para empresas que desejam crescer de forma sustentável, ética e segura.

Historicamente, avaliações de desempenho nas empresas tinham um caráter pontual, muitas vezes sendo realizadas apenas anualmente, com foco exclusivo em resultados e metas atingidas. Hoje, com a evolução tecnológica, essa abordagem evoluiu para um modelo mais dinâmico, com avaliações periódicas, personalizadas e comparáveis, que não só mensuram o que foi entregue, mas também analisam como os resultados foram alcançados. Elas incluem entre outros temas, aspectos comportamentais, habilidades técnicas, inteligência emocional e capacidade de trabalho em equipe. A análise contínua e holística do perfil dos colaboradores permite identificar talentos, promover treinamentos direcionados, realocar funções de forma estratégica e construir planos de carreira compatíveis com os objetivos da organização de forma ágil e precisa. Além disso, auxilia na identificação de desalinhamentos entre valores pessoais e a cultura da empresa, evitando conflitos futuros e contribuindo para a construção de um ambiente organizacional mais coeso e produtivo.

Empresas que estão na vanguarda do entendimento da importância de alinhar pessoas ao negócio, já contam com tecnologias comportamentais inovadoras capazes de garantir a alocação dos profissionais certos nos lugares certos. Soluções robustas já são capazes de garantir decisões mais precisas e equilibradas em processos de contratação, promoção e desenvolvimento humano. Tais tecnologias utilizam metodologias consolidadas de análise comportamental e resultados, garantindo a aplicação de diagnósticos de forma científica e homogemia, com histórico de evolução dos indivíduos, registro de feedbacks e comparativo entre funcionários, como forma de estabelecer alvos de desenvolvimento tangíveis. Essas ferramentas oferecem  diagnóstico preciso de candidatos e colaboradores, através de multimetodologias de análise comportamental, trazendo insights profundos sobre habilidades, competências e potencial de cada indivíduo. A digitalização do processo promove o apoio a decisões estratégicas do RH e de gestores, suportando temas como contratação, promoção, sucessão, feedbacks, treinamento e PDIs. Processos de avaliação se tornam mais coerentes e eficientes, enriquecendo entrevistas tradicionais, por exemplo, com uma metodologia objetiva e imparcial, baseado em dados e fatos tangíveis.

Além dos aspectos técnicos e comportamentais, a saúde emocional e social dos colaboradores vem ganhando grande relevância na gestão de pessoas. Situações de estresse prolongado, esgotamento mental, conflitos interpessoais ou dificuldades fora do ambiente de trabalho, podem comprometer não só o desempenho individual, mas também influenciar negativamente a equipe e os resultados do negócio. Nesse contexto, o acompanhamento psicossocial se apresenta como uma ferramenta fundamental de prevenção de riscos para as empresas e promoção de bem-estar para os funcionários. Mas já não basta ter psicólogos, assistentes sociais e profissionais de saúde na empresa, mais uma vez, é preciso tornar esse processo ágil, contínuo e sustentável, o que só se viabiliza através do uso adequado de tecnologia. Só assim é possível agir de forma preventiva, assertiva e estratégica em relação à perda de produtividade, absenteísmo, afastamentos e turnover. Além disso, um ambiente psicologicamente saudável é propício à inovação, colaboração e alto desempenho. Demonstra também, o compromisso da empresa com a responsabilidade social e o cuidado genuíno com o ser humano, fortalecendo sua marca empregadora.

Reforçando a importância desse assunto, as recentes mudanças na legislação brasileira impõem às empresas, a obrigação do adequado mapeamento e tratamento contínuo de riscos psicossociais, sob pena de autuações e severas multas. Em 2025, a Norma Regulamentadora nº 1 (NR1), que trata das disposições gerais sobre segurança e saúde no trabalho, passou por atualizações significativas, com o objetivo de fortalecer a cultura de prevenção e tornar a gestão de riscos mais alinhada às práticas modernas de gestão de pessoas. As mudanças implementadas na norma incluem a obrigatoriedade de integrar os riscos de natureza psicossocial ao Gerenciamento de Riscos Ocupacionais (GRO), que tem como foco a identificação, avaliação e controle de riscos que possam comprometer a segurança e a saúde dos trabalhadores. Isso amplia a responsabilidade das empresas quanto à avaliação e ao acompanhamento constante das condições emocionais e sociais de seus colaboradores. Em outras palavras, não basta simplesmente dizer que a empresa tem um psicólogo residente, ou que desenvolveu um curso de Educação Financeira ou Trabalho em Equipe. Agora é necessário ter sempre a mão, um mapa atualizado das pessoas que estão em risco, contendo a indicação da fonte de stress ou problema, e finalmente qual o tratamento que a empresa está dando para mitigar tais riscos para esses indivíduos.

Mais do que nunca, o maior desafio das empresas parece ser conhecer com profundidade as pessoas e suas preocupações. Aprimorar a atração, retenção e desempenho de funcionários, colabora decisivamente para os resultados de qualquer organização. Mas já não é possível tratar esse assunto adequadamente sem o uso de tecnologia. O mercado, as pessoas e até mesmo o governo, já exigem uma análise mais profunda sobre os indivíduos nas organizações, de forma contínua, ágil e estratégica. A nova realidade impõe a necessidade de uma análise holística e contínua das pessoas, integrando todas as informações em um único local, com históricos e comparações, com relatórios multidimensionais que possibilitem analises rápidas, precisas e com metodologias avançadas. Sua empresa está preparada para gerir os profissionais do futuro?

Quer saber mais? Vamos conversar!

contato@opendoors.net.br



Deixe seu comentário