Por Procurement Club | 21/03/2023 ás 10h00 | Atualizado 30/10/2024 ás 11h38

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Como é feito o gerenciamento de stakeholders na sua empresa?

Como é feito o gerenciamento de stakeholders na sua empresa?

Entende-se primeiramente que Stakeholders é um termo de origem inglesa e que, em livre tradução para o português, significa “partes interessadas”. Trazendo para o contexto corporativo,refere-se ao grupo de pessoas que, direta ou indiretamente, estão envolvidas ou são impactadas pelas atividades e projetos de uma empresa.

O termo é fruto da teoria de que, para que um projeto ou uma empresa seja bem-sucedida, é necessário ser capaz de gerar algum tipo de valor para todas as partes interessadas. Dessa forma, as organizações deixariam de se preocupar exclusivamente com números.

Os stakeholders podem ser pessoas físicas ou pessoas jurídicas com algum nível de interesse nas decisões da empresa.

Dentre os exemplos de stakeholders, podemos citar:

  • clientes;
  • acionistas;
  • colaboradores;
  • gerentes;
  • diretores;
  • fornecedores;
  • concorrentes;
  • investidores;
  • imprensa;
  • sociedade civil;
  • órgãos governamentais;
  • grupos ambientalistas;
  • instituições financeiras.

Para que um projeto específico da sua empresa ou até mesmo o seu modelo de negócio em geral seja bem sucedido, é imprescindível se atentar à gestão de stakeholders.

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